sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brigadeiro Gourmet

Falar em brigadeiro gourmet e não falar em Maria Brigadeiro é quase impossível. Juliana Motter foi a primeira pessoa a falar sobre este assunto. No seu site www.mariabrigadeiro.com.br ela apresenta o Brigadeiro de forma única e de um bom gosto incontestável. Quando for a São Paulo espero conseguir experimentar seus famosos brigadeiros.
Bom retomando o assunto brigadeiro, porque devo falar dos famosos brigadeiros para falar do meus brigadeiros? Porque foi através da Juliana Motter que descobri que meus brigadeiros podem ser considerados brigadeiros gourmet, mas de onde vem este termo? Foi a própria Juliana que reinventou o brigadeiro e deu este nome aos brigadeiros feitos com sofisticação, e principalmente ingredientes de qualidade.
Para mim existe uma enorme diferença entre o brigadeiro enrolado, o de colher e aquele para comer no prato em casa. O último citado para o meu gosto é aquele feito todo ao inverso, com achololatado, no fogo alto e bem empelotado, assim para mim fica divino, é a cara da TPM, mas os outros dois não, de jeito nenhum! Brigadeiro não leva achocolatado, desta forma fica doce e açucarado, fogo alto? Nem pensar, brigadeiro é um exercício de paciência, panela grossa e fogo baixo.
Outra dica, sabem aqueles chocolates granulados? Esqueça, ficam com gosto duvidoso, use raspas de chocolate, ou outros enfeites.
Então do que é feito o brigadeiro? Leite condesado, manteiga, chocolate e paciência. A proporção? Depende de vários fatores, a intensidade do sabor principalmente, cada um acaba achando a sua receita.
E para os de colher, acrescente creme de leite até chegar a consistência desejada.
Bom apetit.


Nenhum comentário:

Postar um comentário