domingo, 6 de novembro de 2011

Muffins de Bacon

Hoje eu acordei querendo um café da manhã diferente, aí eu resolvi fazer uma recita que encontrei no livro de muffins do Le Cordon Bleu, mas como sempre eu mudei um pouco pois, alguns ingredientes não tinha em casa na hora da vontade, mas na próxima vez irei alterar mais ainda, kkkkk. 


Ingredientes:
2 colheres de chá de óleo
6 fatias de bacon finamente picadas
1 cebola pequena finamente picada
300g de farinha com fermento
75g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
1 colher de sopa de salsa fresca finamente picada
2 ovos
250ml de leite
125g de manteiga sem sal derretida

Preparo:
Pré- aqueça o forno a 210ºC. Unte formas para 12 muffins com manteiga derretida ou óleo ou coloque formas de papel.
Aqueça o óleo ou azeite numa frigideira e cozinhe o bacon até estar castanho e estaladiço. Retire da frigideira e escorra sobre papel absorvente de cozinha. Refogue a cebola na frigideira em que fritou o bacon até estar macia e ligeiramente dourada. Espere que esfrie.
Peneire as farinhas e o sal para dentro de uma tigela grande. Misture com salsa e faça uma cova no centro. Bata os ovos com o leite e deite na cova que fez nos ingredientes secos. Adicione a manteiga, o bacon e a cebola e mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado – a mistura deverá ficar com grumos.
Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa. Coza durante 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos, antes de os retirar e colocar sobre uma grelha, para esfriar.

Vou explicar as alterações:
Não usei nada para "cozinhar" o bacon, basta colocar em uma frigideira de teflon que ele solta muita gordura, acrescentei uma calabresa sem casca ralada no ralador grosso pois, em casa só tinha 3 tirinhas de bacon, ficou ótimo. A cebola usei ralada e acrescentei uma colher de sobremesa de alho picado, também não tinha farinha de trigo com fermento, então usei a normal e coloquei uma colherinha de fermento. Acrescentei a massa queijo provolone ralado grosso também.
Ficaram ótimos...

sábado, 5 de novembro de 2011

Pão Temperado

Esta receita sempre me faz lembrar de um amigo, Leo, ou mais conhecido como Shok. Ele adorava este pão e quando morávamos em Viçosa ele sempre pedia para eu fazer, e sempre fazíamos após as pizzadas para incrementar com as sobras (salame, presunto, queijos, alho, etc...)

Ingredientes
½ xícara de leite
2 colheres de sopa de fermento
100gr margarina ou manteiga
1 colher de sopa de sal
1 cebola grande
1 tablete de caldo Knorr
2 tirinhas de bacon
1 e ½ pacote de queijo ralado
2 ovos
3 colheres de sopa de azeite
½ tomate

Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador, colocar em uma vasilha e misturar, mais ou menos, 1 kg de farinha de trigo, sovar bem. Descansar por 2 horas. Faça 4 pães e deixe fermentar por 2 horas até dobrar de tamanho. Assar em forno médio. Após assado, pincele com manteiga e polvilhe queijo ralado.
Sugestão: Após bater no liquidificador, pode acrescentar a massa, salame picadinho, calabresa ralada, queijo ralado grosso, enfim o que sua imaginação deixar, contudo lembre-se que alguns produtos soltam água e que no caso de pães não dá certo.

Receita de Pizza por Felipe Gomes

Segue receita enviada por este amigo tão amado, lembra nossas pizzadas na Violeira em Viçosa?

Vou falar na proporção que eu geralmente faço, que dá umas 4-7 pizzas dependendo da espessura:

3 xícaras de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento biológico (seco) ou acho que 1 tablete do fresco
(nem compro mais)

Misture isso vagarosamente numa bacia e deixe "agir" por 15 min. Vc vai ver se funcionou se formar espuma.

Aí adiciona umas 10-12 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal e vai adicionando farinha de trigo, eu começo colocando 1 xícara da integral e depois a branca...deve dar umas 8-10 xícaras, não lembro, faço sempre "azóio" quando a massa começa a parar de grudar.

Depois deixo crescer de 1 a 2 horas, dependendo da pressa...rsrsrs

Aproveitem, é saudável e deliciosa!

Torta Maria Brigadeiro

Torta Maria Brigadeiro (Rende 8 porções)-Ingredientes: 4 receitas de brigadeiro tradicional / 2 pacotes de biscoito de maisena
- Preparo: Para essa torta, você vai precisar de uma forma redonda de mais ou menos 20 cm de diâmetro, com o fundo removível. (Segundo Juliana Motter, esse utensílio é o mais importante da receita, caso contrário ela se tranforma na palha italiana e só). Pois bem. Providenciada à forma, mão na massa! Prepare as receitas de brigadeiro tradicional e, quando estiver no ponto, junte os biscoitos de maisena quebradinhos com a mão. Misture bem, na penela mesmo, e transfira a massa para a forma untada com manteiga, sem alisar (“quanto mais rústica a torta, mais bonita ela fica!”, diz a doceira). Deixe esfriar bem, desenforme e sirva com o seu sorvete preferido.

Brigadeiro Tradicional

Esta receita é de Juliana Motter, retirada do livro " O Livro do Brigadeiro".
Brigadeiro tradicional (rende 30 unidades)
-Ingredientes: 1 lata de leite condensado / 4 colheres de chocolate  em pó / (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)/ 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal / Raspa de chocolate para decorar
-Preparo: Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto**, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.
** Não durma no ponto: Na panela, mexa a massa sem parar, por mais ou menos 10 minutos. Quando a massa ganhar ficar marrom escuro, ficará um pouco pesada (vocÊ vai sentir na colher). Ela vai começar a desgrudar do fundo da panela. Eis o ponto!

Brigadeiro de Limão Siciliano


Este brigadeiro é diferente, divino. E se você tiver paciência de colocar na geladeira antes de consumir, nossa!

Ingredientes: 
-1 lata de leite condensado
- 3 colheres de chocolate branco ralado
- 1 colher de sopa de manteiga
- raspas de 2 limões sicilianos
- para enfeitar: confeitos coloridos, ou raspas de chocolate branco

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, as raspas de chocolate branco e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (aproximadamente 10 minutos, mas depende do fogão).
Apague o fogo, junte as raspas de limão e misture bem para liberar o óleo essencial da casca, responsável por aromatizar os brigadeiros.
Transfira para um recipiente untado com manteiga. Quando esfriar, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas.

Brownie com Nozes diferente

Este Brownie é diferente, pois a base dele não é de chocolate, mas ele é surpreendente no sabor e o melhor de tudo, você pode decidir sobre o que coloca nele!


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ xícara de manteiga temperatura ambiente sem sal
1 colher de café de fermento em pó
2 xícaras de açúcar mascavo
2 ovos
1colher de sopa de baunilha
2 xícaras de chocolate meio amargo quebrado em pedacinhos
1 xícara de nozes picadas


 Modo de Preparo

Aqueça o forno a 170 graus. Numa vasilha, peneire a farinha, fermento e sal. Em outra, bata a manteiga com o açúcar mascavo, até obter uma consistência cremosa.
Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione a baunilha. Acrescente a mistura feita de farinha de trigo e mexa bem.
Por último, junte o chocolate em pedaços e as nozes. Mexa bem e despeje numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo, de mais ou menos 32x22cm.

Assar por 30 minutos, até que esteja dourado.


Dica: acrescente a seu gosto um pouco de castanha de caju ou castanhas do Pará quebradas ou avelã e principalmente passas escuras sem caroço. Particularmente fica mais saboroso.



Torta de Abóbora com Carne Seca

Esta receita sempre faz MUITO sucesso. E o melhor dela é que se você achar que a carne seca está cara, ela também fica uma delícia com carne moída, calabresa em pedacinhos ou sem a casca e ralada no ralador grosso (temperadinha ok?), ou seja a base da massa é maravilhosa e vai bem com o que você gosta.

Ingredientes

1 xícara de chá de abóbora cozida
1 xícara de chá de leite
1 xícara de cháde água do cozimento da abóbora (então faça bem temperadinho)
1 cubo de galinha (também fica bom com o que tiver, de carne, costela, picanha, o melhor é com o de galinha, pois contrasta com o sabor do recheio, mas vale o que tiver em casa)
1 xícara de cháde maisena (é sempre bom peneirar)
2 xícara de chá de farinha de trigo (peneirada)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de cháde óleo (gosto de usar de canola ou milho, pois são mais saudáveis e com sabor suave, mas pode fazer com o que tiver em casa)
margarina ou manteiga para untar

Sugestão de Recheio
1/2 kg de carne seca dessalgada , cozida e desfiada
1 cebola picadinha
sal, orégano e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de salsinha picadinha

Modo de Preparo
Bata no liquidificador os ingredientes da massa e coloque em uma vasilha, misture o recheio e coloque em uma forma untada e esfarinhada, leve ao forno preaquecido, por mais ou menos 30 minutos ou até dourar. Sirva acompanhado por requeijão cremoso, é de comer de joelhos!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brigadeiro Gourmet

Falar em brigadeiro gourmet e não falar em Maria Brigadeiro é quase impossível. Juliana Motter foi a primeira pessoa a falar sobre este assunto. No seu site www.mariabrigadeiro.com.br ela apresenta o Brigadeiro de forma única e de um bom gosto incontestável. Quando for a São Paulo espero conseguir experimentar seus famosos brigadeiros.
Bom retomando o assunto brigadeiro, porque devo falar dos famosos brigadeiros para falar do meus brigadeiros? Porque foi através da Juliana Motter que descobri que meus brigadeiros podem ser considerados brigadeiros gourmet, mas de onde vem este termo? Foi a própria Juliana que reinventou o brigadeiro e deu este nome aos brigadeiros feitos com sofisticação, e principalmente ingredientes de qualidade.
Para mim existe uma enorme diferença entre o brigadeiro enrolado, o de colher e aquele para comer no prato em casa. O último citado para o meu gosto é aquele feito todo ao inverso, com achololatado, no fogo alto e bem empelotado, assim para mim fica divino, é a cara da TPM, mas os outros dois não, de jeito nenhum! Brigadeiro não leva achocolatado, desta forma fica doce e açucarado, fogo alto? Nem pensar, brigadeiro é um exercício de paciência, panela grossa e fogo baixo.
Outra dica, sabem aqueles chocolates granulados? Esqueça, ficam com gosto duvidoso, use raspas de chocolate, ou outros enfeites.
Então do que é feito o brigadeiro? Leite condesado, manteiga, chocolate e paciência. A proporção? Depende de vários fatores, a intensidade do sabor principalmente, cada um acaba achando a sua receita.
E para os de colher, acrescente creme de leite até chegar a consistência desejada.
Bom apetit.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Torta de Brigadeiro

Decidi que a primeira receita que eu postaria seria uma que tivesse brigadeiro, pois este doce brasileiríssimo é nosso companheiro de todas as horas, as boas, as ruins, as trites e alegres, contudo, vocês irão perceber pelas minhas receitas que sou do tipo que gosto de qualidade na gastronomia, e para isso é preciso usar ingredientes de qualidade, desta forma, usei como base uma receita da Maria Clara Geiros que anotei uma vez e fiz minhas adaptações.
Segue a receita:


Ingredientes para a massa:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 xícara de chocolate em pó (não use achocolatado)
  • 3 ovos
  • 1 tablete de manteiga derretida (250 g) sem sal
  • 1 xícara de leite
Brigadeiro para o recheio e cobertura:

  • 3 latas de leite condensado
  • 300 gr de chocolate meio amrago em pedaços pequenos e 100 gr de chocolate ao leite em pedaços pequenos
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga
  • aspas de chocolate, fios de ovos, coco ralado, ou o que sua imaginação pedir para decorar
Modo de fazer:

Peneirar todos os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar, fermento, chocolate em pó) e colocá-los em uma vasilha tipo “tupperware”. Tire o ar, tampe a vasilha e agite por alguns segundos. Em seguida, abra a vasilha e adicione os ovos, manteiga previamente derretida, e o leite. Sacuda novamente até a mistura fique homogênea. Adicione o creme em uma fôrma untada com manteiga e farinha de trigo por 40 minutos no forno com temperatura de 250° C. 
Cuidado! Essa é uma sugestão de tempo e temperatura, contudo isso depende do seu forno.
Desenforme o bolo depois de frio. Com a ajuda de uma faca e de um fio dental, abra a massa ao meio (ou divida para assar em duas formas). Rechear com o brigadeiro e cobrir o bolo com o restante do brigadeiro. Enfeite e pronto.

Dica: Uma dica que facilita desenformar o bolo sem quebrar é usar papel manteiga para forar a forma antes de assar. 

Receitas

Uma dica para vocês quando forem fazer uma receita. Alguns itens devem ser seguidos, contudo outros podem ser substituídos ou até mesmo retirados sem prejuízo do sabor.
Por exemplo, substituir creme de leite por requeijão, ou creme bechamel ou iogurte natural, a depender da receita não apresentaria problemas, mas retirar este ingredinte e não colocar nada pode afundar sua receita.
O melhor é usar o bom senso e não ter medo de testar.